terça-feira, 30 de junho de 2015

Escala Cuisenaire

MATERIAL: barrinhas coloridas variando de 1 a 10 centímetros de comprimento. Cada comprimento é associado a uma cor. OBJETIVO DA ESCALA: permitir que a aprendizagem se processe através da descoberta por “ensaio e erro”, tornando a criança um agente ativo desse processo. Os números são representados por grandezas contínuas. UTILIZAÇÃO: coordenação viso motora; memória sinestésica; ritmo; análise-síntese; constância de percepção (forma,tamanho,cor); idéia de número comparação; noção de conjunto e subconjunto; adição; subtração; multiplicação; subtração; frações; mdc e mmc; dobro/triplo; expressão numérica e equações DESENVOLVIMENTO: FASE 1 (PRÉ): explorar – construir casinhas, trens...; discriminar cores, tamanhos; FASE 2 (PRÉ): reconhecer cores; FASE 3 (PRÉ): comparar tamanhos; FASE 4 (PRÉ): associar números às cores; FASE 5 (séries iniciais) ADIÇÃO – compor; FASE 6 (séries iniciais) SUBTRAÇÃO – decompor; FASE 7 (séries iniciais) MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, FRAÇÃO; FASE 8 (ens. Fundamental) EXPRESSÕES NUMÉRICAS, EQUAÇÕES Andréia Ferrão Postado por Andréia Ferrão às 14:54
"O foco da psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando as influências do meio durante o seu desenvolvimento. A intervenção visa a otimização das potencialidades e minimização das dificuldades, buscando sempre os recursos das várias áreas do conhecimento para a compreensão do ato de aprender, valendo-se de métodos e técnicas próprias.”