
terça-feira, 30 de junho de 2015
Escala Cuisenaire
MATERIAL: barrinhas coloridas variando de 1 a 10 centímetros de comprimento. Cada comprimento é associado a uma cor.
OBJETIVO DA ESCALA: permitir que a aprendizagem se processe através da descoberta por “ensaio e erro”, tornando a criança um agente ativo desse processo. Os números são representados por grandezas contínuas.
UTILIZAÇÃO:
coordenação viso motora;
memória sinestésica;
ritmo;
análise-síntese;
constância de percepção (forma,tamanho,cor);
idéia de número
comparação;
noção de conjunto e subconjunto;
adição; subtração; multiplicação; subtração;
frações;
mdc e mmc;
dobro/triplo;
expressão numérica e equações
DESENVOLVIMENTO:
FASE 1 (PRÉ): explorar – construir casinhas, trens...; discriminar cores, tamanhos;
FASE 2 (PRÉ): reconhecer cores;
FASE 3 (PRÉ): comparar tamanhos;
FASE 4 (PRÉ): associar números às cores;
FASE 5 (séries iniciais) ADIÇÃO – compor;
FASE 6 (séries iniciais) SUBTRAÇÃO – decompor;
FASE 7 (séries iniciais) MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, FRAÇÃO;
FASE 8 (ens. Fundamental) EXPRESSÕES NUMÉRICAS, EQUAÇÕES
Andréia Ferrão
Postado por Andréia Ferrão às 14:54
"O foco da psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando as influências do meio durante o seu desenvolvimento. A intervenção visa a otimização das potencialidades e minimização das dificuldades, buscando sempre os recursos das várias áreas do conhecimento para a compreensão do ato de aprender, valendo-se de métodos e técnicas próprias.”
Assinar:
Postagens (Atom)