sábado, 22 de setembro de 2018

Segurando o lápis O Desenvolvimento motor fino de seu filho.



A habilidade da criança em segurar um lápis depende do desenvolvimento de sua coordenação motora fina. Entre 1 e 3 anos a criança usa uma empunhadura com a mão inteira envolvendo o lápis, o que lhe permite fazer movimentos largos mas o impede de formar desenhos mais detalhados. Entre 3 e 4 anos, ele vai segurar o lápis com os primeiros 3 dedos, formando o que se parece com o tripé de uma máquina fotográfica e é chamado de "empunhadura de tripé". Esta empunhadura permite mais agilidade e flexibilidade para a criança desenhar letras específicas.




Apenas quando ele estiver com 5 ou 6 anos sua empunhadura se tornará mais parecida com a de um adulto, com seu polegar e dedo indicador segurando o lápis e seu dedo médio dando estabilidade. Por enquanto, sua criança estará alternando entre uma empunhadura com a mão fechada e a "tripé". Para encorajá-la, crie oportunidades onde ela poderá fortalecer estes três dedos e sentir-se mais confiante:



Envolva uma fita colorida próxima a ponta do lápis. Mostre como você segura o lápis sobre a fita e peça a ela e que o imite.

Estimule jogos com pinos com diferentes tamanhos para que ele fortaleça aqueles três dedos colocando e tirando os pinos no tabuleiro.

Forneça-lhe brinquedos com materiais de diferentes resistências que ele possa apertar (bolas e bisnagas), deformar (massinhas ou bonecos de arame) ou grudar (Lego e blocos).

Faça projetos de arte que desenvolverá a coordenação das mãos e dos dedos. Por exemplo, projetos que requerem espremer tubos de cola, amassar pequenos pedaços de papéis ou criar colagens com massas ajudam a fortalecer o desenvolvimento motor mais fino.

Muitas crianças não desenvolvem esta empunhadura de tripé imediatamente. Não se preocupe se sua criança comece a formar letras enquanto ainda usa o punho fechado. A mudança vai começar por si própria, da mesma forma que o domínio das mãos (quer ela seja destra ou canhota). Se você proporcionar várias experiências para ela sentir-se mais confiante com sua coordenação motora fina e agilidade com os dedos, a empunhadura de tripé vai vir por si própria.

http://www.ebrinquedo.com/152/index.php?option=com_content&view=article&id=54:segurando-o-lapis&catid=36:desenvolvimento&Itemid=60