sábado, 9 de janeiro de 2010

Perguntas

O que é Psicopedagogia?




A psicopedagogia estuda o processo da aprendizagem e suas dificuldades, tendo, porém o caráter preventivo e terapêutico. Preventivamante deve atuar não só no âmbito escolar , mas, familiar e a comunidade, esclarecendo sobre as características evitando assim cobranças , atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia identifica, analisa, planeja, intervém através das etapas de diagnóstico e tratamento.



Quem são os Psicopedagogos?



São profissionais preparados para atender crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem , atuando na sua prevenção , diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.



O diagnóstico é composto de quantas sessões?



Geralmente faz-se o diagnóstico entre 6 e 8 sessões , sendo uma por semana.

Como se dá o trabalho na clínica?

O psicopedagogo , através do diagnóstico clínico , irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem . Para isto, ele usará instrumentos tais como: provas operatórias , provas projetivas , histórias , material pedagógico , etc.
Na clínica , o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis e irá conversar sobre horários , quantidade de sessões , honorários, a importância da freqüencia, etc. Será feita também uma entrevista chamada anamnese.



E depois do diagnóstico?



O diagnóstico poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. O profissional vai identificar problemas de aprendizagem . Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico , mas poderá também identificar outros problemas e aí ele poderá indicar um psicólogo , um fonoaudiólogo , um neurologista, ou outro profissional a depender do caso. Ele poderá perceber também , que problema esteja na escola , então possivelmente ele recomendará uma troca de escola.










Nenhum comentário:

Postar um comentário