terça-feira, 1 de junho de 2010

Mercado de trabalho

Mesmo sem o reconhecimento, o psicopedagogo vem conquistando seu espaço no mercado, além das escolas. Na área de saúde, seu papel é melhorar qualidade de vida dos seus pacientes e nos recursos humanos, sua atuação está direcionada ao desenvolvimento individual e coletivo do corpo de funcionários.

Especialista em aprendizagem humana, profissional pode
atuar nas áreas da saúde, recursos humanos e educação
Capacitado para compreender o ser humano desde sua formação neurobiológica, psico axiológica (da personalidade humana) e pedagógica, nas distintas etapas evolutivas ou ciclos vitais da pessoa, o psicopedagogo investiga e trabalha com os processos de ensino e aprendizagem e também com as dificuldades de aprendizagem que uma criança, adolescente ou adulto possam apresentar.
“O profissional atua também nas escolas, instituições e empresas analisando e assinalando os fatores que favorecem (metodologias), intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças, também Psicoprofilaticamente“, explica a psicopedagoga e diretora e coordenadora do portal Psicopedagogia On Line(www.psicopedagogia.com.br), Maria Alice L. Pinto. Pode também, conduzir processos de orientação vocacional e ocupacional, além de integrar equipes inter e transdisciplinares.

MERCADO DE TRABALHO

Crescente, o mercado para o psicopedagogo está além das escolas. Nas particulares, este profissional pode ser encontrado em cargos de coordenação atuando junto aos professores e demais envolvidos no processo de aprendizagem.
Outras áreas são a de saúde e também em empresas, atuando junto aos recursos humanos. “Nas instituições de saúde mental o papel principal do psicopedagogo é promover uma melhor qualidade de vida dos seus pacientes e procurar garantir-lhes uma relação sadia e o mais “normal” possível com a sua comunidade.
Para que o paciente psiquiátrico possa se relacionar em sociedade é necessário que ele ‘aprenda’ a aprender. E a função do psicopedagogo é exatamente promover a aprendizagem efetiva”, diz a coordenadora do Programa Psicologia Educacional do UNIFIEO, professora-doutora Márcia Siqueira de Andrade. Segundo ela, nas empresas, a atuação deste profissional está direcionada para o desenvolvimento individual e coletivo do corpo de funcionários.
O salário do profissional gira em torno de R$ 1.900,00 a R$ 2.500,00

Um comentário:

  1. Vejam matéria e fotos do making off das filmagens para o documentário sobre CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO, a comunidade que foi aniquilada, a exemplo de Canudos, por balas e bombardeios aéreos. Leia, Comente e divulgue:
    http://valdecyalves.blogspot.com/2010/09/caldeirao-de-santa-cruz-do-deserto.html

    ResponderExcluir