domingo, 12 de abril de 2015

Como identificar sinais de autismo. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para estimular o desenvolvimento da criança

Quinta-feira, dia 2 de abril, foi comemorado o Dia mundial da Conscientização pelo Autismo, que foi definido pela ONU, desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome “oficial” do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de aids, câncer e diabetes juntos. O termo autismo vem do grego “autós”, que significa “de si mesmo”. Não se conhece a causa exata do autismo, tampouco existe cura, e é definido como uma síndrome comportamental de base neurobiológica, caracterizada por dificuldades de interação social e de comunicação e por padrões restritos de comportamento. Para identificar se seu filho tem essa disfunção, fique atento ao seu comportamento e procure um especialista caso suspeite de algo. Observe a lista abaixo com exemplos do que pode acontecer ou não com um bebê ou uma criança autista. • A criança não se reconhece pelo nome. • A criança prefere ficar sozinha. Quando deixada deitada no berço ela não reclama, parece preferir o berço. • A criança não fala, não olha e mostra certa apatia. Tem uma fisionomia pouco expressiva e não interage com outras crianças. • Crianças sem autismo geralmente imitam os adultos e querem todas as atenções voltadas para ela, já as crianças com sinais de autismo não acompanham os acontecimentos a sua volta. • Quando a mãe sai para trabalhar ou volta do trabalho, a criança não mostra interesse por ela. • Crianças de cerca de um ano com autismo vão de colo em colo e não estranham as pessoas, como seria esperado de uma criança nesta idade. • Durante a amamentação, a criança com autismo não interage com a mãe. • Os autistas muitas vezes separam os objetos por cor, tamanho, etc. mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente. • A criança fica horas fazendo o mesmo movimento, com o mesmo objeto. No início pode parecer apenas ser uma criança tranquila, mas isso pode ser um dos sinais da doença. Um dos movimentos mais comuns é ficar rodando um objeto. • A criança pode apresentar movimentos corporais repetidos, como movimentos de balanço, às vezes, até de forma violenta. • A criança utiliza as pessoas como instrumento. Pega na mão do adulto e o leva até o lugar onde quer que ele faça algo que ela deseja, ao invés de pedir o que quer na forma de uma solicitação verbal. O diagnóstico precoce e a implantação correta dos tratamentos resultarão em significativa melhoria no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida da criança e de seus familiares. Os pais podem auxiliar e estimular a criança com autismo, primeiro aceitando as limitações do seu filho, elogiando as conquistas e comportamentos adequados, comparando ele com ele mesmo, proporcionar momentos com outras crianças para compartilhar os brinquedos, ajudar na comunicação, colocar a criança numa escola, pois a escolarização pode trazer benefícios, como a possibilidade de vivenciar situações sociais e ganhar independência, dentre outros. PAULA NADDAF é cooordenadora pedagógica e fundadora do projeto Clube das Mamys

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