quarta-feira, 13 de maio de 2015

Jogos que auxiliam na aquisição da leitura e escrita

1)LETRA QUE FALTA
É um jogo dinâmico e divertido, no qual a criança deve completar a palavra com a letra que falta e que se encontra nos balões, antes do tempo se esgotar. Fonte: “Sítio: Jogos da escola. Jogo: Complete as palavras”. http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/69-completar-palavras 2) FÁBRICA DAS PALAVRAS
O jogo "Fábrica das Palavras" é bem interessante, pois proporciona ao aluno a formação de palavras, bem como o trabalho com a ortografia. Esse jogo desafia a criança a pensar sobre algumas grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V). Basta completar a palavra apresentada com a letra que está faltando. Após essa etapa, o aluno vai controlar um robô para montar outras palavras que serão indicadas na parte de cima da tela. As letras estarão espalhadas pela fábrica e o aluno deverá controlar o robô para desviar dos objetos e pegar as letras certas para montar a palavra. Fonte das imagens: “Sítio: Escola Games. Jogo: Fábrica de palavras”. http://www.escolagames.com.br/jogos/fabricaPalavras/ 3) IDENTIFICAR AS SÍLABAS DAS PALAVRAS
Nesse jogo o aluno deverá digitar as sílabas para formar palavras. Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Utilizando as sílabas complete meu nome”. http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_silabas_05.html 4) DENTIFICAR A PRIMEIRA E A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA
Professor, os alunos deverão digitar a primeira e a última letra que estão faltando para completar as palavras. Fonte: “Sítio: Jogos da Escola. Jogo: Complete com a letra inicial e final”. http://www.jogosdaescola.com.br/play/atividades/atividades_portugues/completar_palavras_13.html Professor, esses jogos ajudam o aluno a perceber que existe uma correspondência entre uma unidade gráfica (letra) e uma unidade sonora e é essa correspondência que o aluno tem que pensar na hora de escolher a letra: o que é que preenche essa lacuna? De maneira prazerosa e lúdica, o aluno vai se apropriando de que essas correspondências na escrita da nossa língua são grafofônicas, entre letras e sons. Essa atividade propicia aos alunos a vivência de situações interessantes, em que as letras são tratadas como unidades, podendo trocá-las quando aparecerem no conjunto de palavras que escreverem ou mesmo no momento de observar quais serão as letras que poderá empregar para formar tais palavras. O fato de já disporem das letras do alfabeto para formarem as palavras faz com que os alunos possam recordar outras palavras que sabem de cor, para escreverem outras palavras. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49923

Nenhum comentário:

Postar um comentário