terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ESCALA CUISENAIRE

As barrinhas coloridas foram confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire ( 1891 – 1980 ). O material, também chamado de Escala Cuisenaire, é simples e ajuda a criança a construir conceitos básicos de Matemática. O material favorece a correspondência entre as estruturas mentais da criança e a relação que ela estabelece com as peças, através das atividades trabalhadas. Pode-se trabalhar sucessão numérica, comparação e inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade, frações. Cuisenaire só ficou conhecido fora do seu país, mais tarde, quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e internacionalmente famoso por suas pesquisas em educação infantil, recebeu um convite para conhecer o homem que ensinava números com barras coloridas. Se encantou ao ver o material e passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire, a quem chamava de Mister Rods, Senhor Barrinhas em português. O professor belga tornou-se conhecido em todo o mundo. Darei algumas sugestões de atividades para trabalhar com o material, que apresento aos professores em minhas Oficinas Pedagógicas. ATIVIDADE 1 Pedir às crianças que construam casinhas e trenzinhos e que discriminem os tamanhos e as cores, usando apenas as barras menores ou as maiores para fazer as montagens, ou aquelas que sejam da mesma cor. ATIVIDADE 2 O primeiro contato com as barrinhas deve parecer uma brincadeira. Nessa fase as crianças fazem apenas o reconhecimento físico das peças. Entregar para os grupos de crianças cartelas com figuras que têm o mesmo tamanho e a mesma cor das dez barrinhas. Pede-se às crianças que montem as figuras colocando as barrinhas coloridas sobre as tiras correspondentes. ATIVIDADE 3 Entregue uma barrinha diferente para cada criança. Em círculo as crianças irão mostrar a sua barrinha e comparar com as dos outros. O professor deverá fazer perguntas como: • Quem tem a barrinha maior? • Quem tem a barrinha menor? • Ana, a sua barrinha é maior ou menor que a de Maria? ATIVIDADE 4 Pedir às crianças que coloquem as barrinhas em ordem crescente.explorar a posição delas. • Por que a barrinha lilás está nesta posição? • Por que a barrinha laranja é a última? • Por que a barrinha branca é a primeira? ATIVIDADE 5 Pedir para o grupo pegar a barrinha laranja e perguntar. • Quantas barrinhas brancas cabem na barrinha laranja? • Quantas barrinhas vermelhas cabem na laranja? • Quantas barrinhas amarelas cabem na laranja? ATIVIDADE 6 A barrinha branca representa a unidade. Vamos ver quantas vezes a barrinha branca cabe em cada uma das barrinhas e completar a tabela. Cor Unidades Vermelha Verde-claro Lilás Amarela Verde-escura Preta Marrom Azul Lilás ATIVIDADE 7 • Pegue a barrinha vermelha. A barra vermelha está entre quais cores? • Qual é a cor, em ordem crescente de tamanho, da barra que vem imediatamente antes da barra azul? • Quais são as barras que têm seu comprimento maior que o da lilás e menor que o da laranja? • Qual é a barra imediatamente sucessora da barra marrom? • Qual é a barra imediatamente antecessora da barra preta? ATIVIDADE 8 Usem duas barras de cores diferentes para comporem as adições. 1 + 4 = 3 + 1 = 2 + 3 = 5 + 1 = 7 + 1 = 5 + 3 = 8 + 1 = ATIVIDADE 9 Vamos formar muros usando apenas duas barras. Monte com o material, depois reproduza o desenho e registre os valores. MURO DO 7 MURO DO 8 MURO DO 10 TRABALHANDO COM TABULAÇÃO DE DADOS E GRÁFICOS ATIVIDADE 10 Cada grupo irá entrevistar 10 colegas, fazendo a seguinte pergunta: qual sua atividade de lazer favorita? • praticar esportes • ver televisão • ler • ouvir música • jogar vídeo game • ir ao shopping Tabule os resultados e coloque a barra correspondente ( o valor) a cada opção escolhida e responda: • Qual foi a atividade mais escolhida? • Qual foi a diferença entre a primeira e a segunda atividade mais citada? • Quantos responderam ouvir música? • Quais atividades foram citadas o mesmo número de vezes? ATIVIDADE 11 Jogo “ Diminuindo a Barra ” Cada um do grupo recebe uma barra laranja. Cada um, na sua vez, joga o dado ( 1, 2, 3 ) o número que sair na face será a quantidade que o aluno tem de tirar de sua barra e terá de trocar a barra menor correspondente. O primeiro que conseguir ficar sem a sua barra, vence. Caso o aluno só tenha a barra, por exemplo, vermelha e no dado sair o número três ele não poderá se livrar da sua barra. Só se sair o número exato. ATIVIDADE 12 Descubra a subtração. Faça o registro dos números correspondentes e o resultado. • laranja – verde-claro = • marrom – lilás = • amarela – vermelha = • azul – branca = • verde-escura – verde-clara =

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